No brasil, a Honda e a Yamaha são líderes de vendas no mercado, e não abrem espaço para outras concorrentes. O que gera dúvidas em torno de qual das duas marcas é a melhor. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Confira os lançamentos para o próximo ano e os principais pontos de cada uma.

A Honda está com a nova Bros 2021. A montadora investiu em equipamentos modernos e tecnologia de ponta. A frase de efeito do modelo é “escolher entre terra e asfalto sem precisar trocar de moto”. É um modelo feito para pessoas que curtem aventura, mas vivem no dia a dia urbano. Seu design conta com, lente dupla em camadas que oferecem uma iluminação de qualidade, resultando em maior segurança.

O painel é digital, os freios possuem sistema CBS (Combined Brake System), quando pisa no freio traseiro, o freio dianteiro é acionado de forma automática. A distribuição da frenagem acontece de forma inteligente, proporcionando maior estabilidade. O motor é monocilíndrico de 4 tempos, arrefecido a ar.
A nova Lander 2021 de acordo com a montadora Yamaha é a “moto perfeita”, possui motor 250 cc, o que a torna ágil em qualquer terreno, seja na cidade ou no meio urbano. Os freios são com sistema ABS, ofertando estabilidade nas manobras e frenagens. O painel digital é completo. O motor monocilíndrico de 249 cm³, é refrigerado a ar e a óleo, a injeção de combustível é eletrônica e denominada do tipo BlueFlex, o que oferta economia.

Design
Quando comparados, os designes da Honda e Yamaha a tarefa se torna difícil, as duas montadoras investem no aspecto visual das motocicletas, já que esse ponto atrai os consumidores. A Honda possui linhas modernas, que geralmente encontramos em carros, conta ainda com toques mais robustos presentes em vincos na fibra, é possível observar nos modelos dobras presentes na lataria.
Já a Yamaha, conta com modelos menores, menos robustos, o que da a impressão de serem “mais magras” e um visual mais mecânico. O que deve ser levado em consideração é o gosto pessoal do comprador.
Custos e assistência
A Honda leva a melhor no quesito custo de peças, no entanto, a Yamaha produz peças com uma maior durabilidade e tecnologia. As duas marcas contam com assistências por todo o país, sendo fácil encontrar assistência para ambas.
Segurança
Estamos falando de marcas consagradas no mercado, as duas são fortes no quesito segurança. No que diz respeito ao mercado os modelos Honda por serem mais consumidos tem um maior valor no mercado paralelo, o que pode as tornam alvos de ladrões. O seguro para os modelos da Honda são mais caros. Os modelos da Yamaha tem melhores valores de compras e seguros mais acessíveis.