Com o crescente reconhecimento das tecnologias,, a popularização do dinheiro digital e a facilidade que os celulares nos permitem, o brasileiro tem se perguntado: afinal, documentos digitais podem ser reconhecidos por lei? Confira as informações a seguir e entenda tudo que você precisa saber:

Documentos digitais são validos no trânsito?
Muito tem se falado no últimos meses sobre a documentação digital. Afinal, ela é válida em caso de, por exemplo, ser parado por uma blitz?
Sim, essa documentação é reconhecida. Com o período da pandemia que enfrentamos, tanto para facilitar a vida os brasileiros quanto para diminuir o risco de contágio nos órgãos emissores, o Governo passou a reconhecer a CNH Digital.
O que é importante ressaltar é a necessidade de cumprir com os tributos devidos, como o licenciamento RJ 2022.
Independente de ser um registro digital, o motorista precisa estar com seus pagamentos e emissões em dias.

Então, caso haja alguma pendência, é necessário verificar no site do Detran como você pode regularizar a sua situação. Mas é importante enfatizar que é fácil de corrigir qualquer pendência.
Em São Paulo, por exemplo, muitos motoristas estão cumprindo o licenciamento 2022 São Paulo sem precisar sair de casa.
O que é a CNH digital?
A Carteira Nacional de Habilitação Digital, também encontrada numa nova versão chamada de Carteira Digital de Trânsito (CDT) é uma versão digital do documento oficial de habilitação que você já conhece.
O que muitos cidadãos não sabem é que este documento virtual tem o mesmo valor jurídico que os documentos citados na sua versão física.
Entretanto, vale ressaltar que essas representações não são fotos ou PDF’s do documento original, mas sim uma emissão oficial que deve ser emitida seguindo um protocolo.
Como posso emitir a minha CNH Digital?
Para que você possa emitir este documento de forma digital, você deve acessar a sua Play Store ou Apple Store e efetuar o download gratuito do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Ao concluir o download, você deve realizar o seu cadastro no app. O sistema é bastante explicativo e basta preencher os campos corretamente para efetuar o seu cadastro no aplicativo.

Ao finalizar, você receberá um e-mail de confirmação no endereço eletrônico que você disponibilizou no seu próprio cadastro.
Quando este processor for concluído, você poderá passar a utilizar a sua CDT o CNH Digital, mas não esqueça que é preciso manter os seus tributos em dias junto ao Detran.